quinta-feira, 22 de julho de 2010

Discutir a relação nem sempre é discutir a relação

Engraçado, sempre vemos ceninhas na TV, livros, filmes de brigas de casal onde as mulheres fecham a cara e o namorado fica como um louco tentando descobrir o que ela tem...depois vem a clássica frase: "Se você não sabe não sou eu quem vou dizer".
Nunca fiz uma pesquisa aprofundada sobre o tema, mas nas minhas experiências particulares percebo que é bem o contrário: quando eu não estou feliz deixo claro que não estou e qual o motivo (veja bem, isso não é brigar, isso é mostrar pra quem você ama o que está te incomodando). No entanto, não é bem assim que os homens funcionam, aquele papo de que homem detesta discutir a relação ultrapassa o limite do "ai que coisa chata" e chega no ponto do: vou me fechar. Juro que queria poder escrever aqui o porquê disso mais ainda não consegui entender.
Fato é: olhares, expressões, linguagem não-verbal são fundamentais, e eu como comunicóloga que sou valorizo demais. Porém, em 2010 tudo que ouvimos o tempo todo é a importância do diálogo, da negociação, e por que não fazemos isso justo com nosso relacionamento?
Por que ignoramos a linguagem não-verbal que o outro nos mostra e por que não abrimos o nosso coração? Por medo de brigas? Mas de qua adianta vacilar diante de uma possibildiade que nem é concreta e perder a chance de resolver um problema até que se chegue no ponto em que não dá mais pra conversar e a única solução é terminar?
As vezes me pego pensando em como seria simples e fácil resolver problemas de relacionamento, mas pela própria complexidade do ser humano tudo fica mais difícil, e por uma simples falta de diálogo toda uma história de companherismo e amor termina...simples assim.

Um comentário:

  1. Má, esse post caiu na minha frente no dia certo! Estou justamente numa situação dessas, onde precisamos discutir a relação, prestar atenção a todos os sinais, falar o que sentimos... Pq senão, vamos acabar chegando ao fim... Mas vou usar os conselhos do post quando a hora da discussão chegar. Quem sabe consigo evitar que tudo termine "assim"...
    Bjs!

    ResponderExcluir