sábado, 5 de março de 2011

Curtindo a vida de solteira

Quantas vezes a gente não ouve por aí alguns seres humanos dizendo: nossa, to curtindo muito minha vida de solteiro (a)? Normalmente essa expressão está associada a: estou vivendo de balada em balada pegando geral... mas será que é isso mesmo que significa curtir a vida de solteiro? Não que isso não seja importante e necessário, mas minha sensação é que as pessoas se limitam a pensar que a maravilha de ser solteiro é estar sozinho com a vida de estar de balada em balada ficando com várias pessoas.
Quando fui terminada do relacionamento passei por algumas fases bem distintas:
- Fase 1: um mês de desnorteio sem entender muito bem o que aconteceu, de stand by na vida pensando que ainda dava pra voltar e em como ajudar para que isso acontecesse. (momento digressivo: essa fase é especialmente foda quando você tem um ex como o meu que fica sempre te alimentando uma esperançazinha. Puxa assunto, diz que te ama e te chama de apelidinhos de namoroda. Você ainda gosta da pessoa e até cair a ficha de que isso é babaquice e não amor demora. Homens, não façam isso, primeiro porque é cruel, segundo porque depois que a mina cria forças e sai dessa fase e da próxima que vou citar você ficará sendo rotulado como babaca pro resto da vida)
- Fase 2: iniciou com o primeiro beijo depois do fim do relacionamento... Ou seja, quando a ficha de que tinha realmente acabado caiu e ai começou O LIMBO. Daqueles foda mesmo.. limbo total de não querer sair da cama sem conseguir imaginar mais o que fazer. mas udo bem, fase necessária e que durou (graças a Deus) apenas um mês.
- Fase 3: Fase entitulada pela maioria das pessoas como "curtindo a vida de solteiro". Sim, muitas, muuuuuuuuuuuuitas baladas. Muitas, mas muuuuuuuuuuuuuitas merdas e risadas... e.. lógico, praticamente tripliquei em poucos meses a quantidade de caras que já tinha saido em toda a minha vida.
Mas essa fase já acabou um bom tempo, e agora, já 9 meses sozinha e depois da fase 3 ter terminado há uns 5 meses é o momento em que realmente posso dizer que estou curtindo a vida de solteira.
Primeiro por estar aprendendo de verdade a ficar sozinha de novo. Ficar sozinha é uma merda, mesmo, acho a maior babaquice essa gente que diz que gosta e que é feliz... mentira. Todo mundo quer um relacionamento.
Mas sim, é importante, porque se você não fica sozinha e aprende a lidar com isso qualquer fim de relacionamento te desestrutura muito, e o risco de você levar uma relação arrastada simplesmente por medo aumenta demais
Segundo porque é solteira que você tem tempo de verdade pra saber quem é você, o que você quer e construir uma individualidade. Pra mim isso é curtir a vida de solteiro, aproveitar esse tempo de intervalo entre relacionamentos pra se construir, pois sem ter isso muito claro fatalmente o seu próximo parceiro irá sofrer demais pelas suas expectativas distorcidas, e não é em 3 meses de pegação que você consegue construir esse eu individual tão importante.
Se você não passa um tempo sozinho seu ideal de relacionamento sempre será o que você espera que o outro complete em você, sempre será a expectativa voltada no outro e nunca no que você realmente precisa. Porque quem curte a vida de solteiro sabe exatamente o que precisa pra ser feliz, e consegue buscar isso sem colocar expectativas de felicidade em cima de quem está ao lado em um relacionamento.
Curtindo a vida de solteiro, o que te faz feliz é primordial e inserir isso na sua vida é total responsabilidade sua, o que se busca como relacionamento é alguém que te estimule, e não que seja responsável pela sua felicidade.
Pra se entrar num relacionamento com maturidade, você precisa saber exatamente o que quer e como buscar as coisas que você almeja, buscando uma companhia que torna esse caminmho mais fácil, e não que faça esse caminho pra você.
O grande risco que corremos quando não aprendemos a estar sozinhos é entrar numa relação já esperando que o outro nos de tudo que precisamos para sermos felizes, o que fatalmente cuminará na frustração porque sua parceira (ou parceiro) não foi capaz de fazer aquilo que você não fazia sozinho por você mesmo. E a vida segue assim... uma eterna busca por companhias que te tragam aquilo que você não é capaz de trazer por si só na sua vida.

3 comentários:

  1. O melhor de todos os posts que já li aqui!

    ResponderExcluir
  2. Má, falou e disse. Estar sozinha é exatamente esse momento de saber exatamente o que se quer, independentemente de qq coisa ou pessoa. É ir e fazer.

    Tô vivendo esse momento também e digo que é um dos melhores momentos da minha vida! Às vezes me pego pensando "pq eu nunca fiz isso antes?". E a resposta é: por pura dependência emocional.

    E por mais que pareça mentira, não quero um relacionamento agora. Estou descobrindo um potencial tão grande em mim, que tenho medo de que isso acabe em mais um relacionamento. Neura pura! Mas é verdade.

    Esse comentário foi tipo uma sessão de terapia! Hahahahahaha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Carol, esse também foi o post que mais gostei de escrever rs!
    Amanda, eu estou amando estar sozinha, essa minha viagem pra NYC agora sem namorado me mostrou como é importante fazer coisas por mim mesma... e to feliz por perceber todas as milhares de coisas que construi sempre sozinha... mas se disser que eu não queria uma conchinha na sexta noite estaria mentindo hahahaha (o importante é não sofrer jamais)
    Beijos meninas!

    ResponderExcluir