sábado, 12 de março de 2011

Quem cultiva as suas asas?

Diálogo de um fim de relacionamento:

- Eu não sou mais eu, não faço o que eu quero.
- Mas quando eu impliquei e disse pra você não fazer o que queria?
- Nunca, mas eu deixei por você... e você percebia e não fazia nada.
- Mas você nunca me disse nada.
- Eu não quero ter que levantar a mão sempre que você não perceber, dá pra ver até no meu rosto.
- Mas eu sempre te perguntei se tinha algum problema e você dizia que eu tava viajando.
- Era pra gente não brigar. Você não me apóia nem incentiva.
- Como não? Eu te ajudei e apoiei em tudo na sua carreira.
- Eu queria que você me apoiasse a sair com meus amigos.
- Mas eu nunca impliquei com isso.
- Mas eu queria que você falasse espontaneamente sem eu ter que pedir, quero minhas asas que você tirou de mim.

Ok, agora eu me pergunto, quem exatamente tirou as asas de quem nesse caso?

Por que as pessoas entram num relacionamento abrindo mão de coisas pelas quais não estão dispostas...e mais do que isso como é possível que ainda o outro seja colocado como responsável tão grande pela sua própria felicidade?

Nos meus relacionamentos eu sempre fiz tudo que eu quis. Nunca deixei de fazer teatro, estudar, fazer minha pós, brigar que nem louca pra ser promovida (coisas que sempre foram respeitadas e admiradas pelo meu ex, mas sinceramente nunca apoiadas... e até criticadas em alguns momentos). Isso porque eram coisas importantes para mim, e por isso sempre tive muita clareza de que ter minha felicidade e minha vida só poderia depender de mim;

Claro que sim, deixei de fazer muitas coisas pelo outro, mas sempre foi porque eu quis, porque aquela pessoa tinha uma importância tão grande que pra mim fazia sentido, e por isso jamais culpei ninguém por essa escolha, já que na verdade ela foi minha e sou responsável pelos meus atos. Continuo acreditando e defendendo muito que a nossa felicidade e conquistas estão em nossas mãos, e não podemos esperar que nosso parceiro nos de isso.

Acho que o maior erro de um relacionamento (e que pra mim chega a ser uma enorme imaturidade) é abrir mão de coisas importantes pra você apenas para agradar o outro...pior ainda, esperar que alguns impulsos da sua vida venham dessa pessoa... isso fatalmente te levará à frustração pois não é sempre que a bola de cristal do outro tá rodando bem. Acredito e sempre vou acreditar que cada escolha feita deve ser feita com total consciência de que ela aconteceu por opção, e que todas as conseqüências são total nossa responsabilidade.

Além disso, você nunca terá a chance de saber o que realmente poderia ter acontecido se ambos agissem com sinceridade, qual seria a real reação do parceiro se você age sem ser de acordo com o que sente e acredita.

Defendo a transparência, que se fale abertamente do que gostamos ou não. Só assim é possível saber de verdade o quanto seu parceiro realmente te deixa ser você e gosta e apóia isso... ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário